Verificado

10 dicas de comportamento em um fórum/lista de discussão

11:57 Mar 18 2014 Maputo City, Mozambique

Descrição
Fóruns na internet são uma grande fonte de informações sobre diversos assuntos. Por meio dos fóruns, é possível compartilhar conhecimento, ideias, opiniões e aumentar o networking pessoal e profissional. Interesses e dúvidas em comum são encontrados e geralmente solucionados com a colaboração de outros membros participantes da comunidade. Entretanto, participar de fóruns exige uma boa dose de ética e bom senso, já que você lida com outros profissionais com diferentes graus de experiência.

1) Leia e respeite as regras do fórum antes de começar as atividades.
Isso é muito importante para os novos membros que ingressam na comunidade. Cada fórum possui suas próprias regras, geralmente relacionadas ao comportamento dos usuários e aos conteúdos publicados. Seguir essas regras evita que você seja alertado ou “banido” da comunidade.

2) Não poste tópicos com todas as letras em maiúsculas.
Seja natural e escreva os tópicos de forma correta, colocando em maiúscula somente a primeira letra da frase. Escrever tudo em maiúsculas afeta a estética do fórum e alguns membros podem até ignorar o tópico. E mais: quando você escreve tudo em maiúsculo, subentende-se que você está “gritando”. Essa dica também vale para as respostas.

3) Faça bom uso da língua portuguesa.
Procure escrever formalmente, respeitando a ortografia e gramática sem fugir da coerência do assunto. Cometer erros na digitação das palavras, bem como não utilizar acentos, vírgulas ou parágrafos podem comprometer o seu profissionalismo diante dos outros membros.

4) Não utilize palavrões ou gírias informais.
Como disse no começo do artigo, você está lidando com outros profissionais, portanto, comporte-se como um. Nada de palavrões, gírias, informalidade ou piadinhas sem sentido.

5) Vá direto ao ponto.
Seja objetivo e evite escrever textos longos ou detalhes que não são relevantes sobre o tema. Alguns membros não tem tempo ou disponibilidade para ler, interpretar e responder tópicos com uma descrição muito extensa.

6) Utilize imagens para ilustrar melhor o problema.
Uma imagem vale mais do que mil palavras, certo? Portanto, postar uma imagem do erro ou dúvida na descrição do tópico ajudará os membros a compreender melhor a sua necessidade.

7) Não poste tópicos sobre o mesmo assunto várias vezes.
Ao invés de criar vários tópicos consecutivos para tentar atrair a atenção dos membros, procure utilizar apenas um tópico e postar quantas mensagens forem necessárias para alcançar uma solução. Assim você evita redundância de informações dentro do fórum, ou seja, vários tópicos tratando do mesmo assunto.

8) Publique o tópico no local correto.
Atente-se às seções existentes no fórum para evitar a criação de tópicos em seções incorretas.

9) Pesquise dúvidas semelhantes para não duplicar tópicos.
Este é um dos erros mais frequentes nos fóruns. Muitos membros criam tópicos sem ao menos pesquisar se já houve uma dúvida semelhante. Se você pesquisar e encontrar um tópico que solucione o seu problema, você evita de criar mais um tópico e esperar que as pessoas respondam. E mais, normalmente os fóruns possuem um sistema robusto de pesquisa de mensagens, facilitando a busca do usuário.

10) Aprenda também a ajudar, e não somente ser ajudado.
Existem alguns usuários que costumam registrar-se no fórum, criar um tópico sobre uma dúvida e, quando este é resolvido, nunca mais voltam. Sendo assim, você também deve colaborar e ajudar outras pessoas com dúvidas. Essa é a ideia em manter o grupo de discussões ativo e sempre atualizado.
Dados adicionais

Credibilidade: UP DOWN 0
Comentário
StanleyGow (Dec 26 2018)
Hello. And Bye.
Deixar um comentário
Nome:
Email:
Comentário:
Código de segurança:
18 + 6 =

Relatórios Adicionais

Como recuperar documentos do Word danificados/corrompidos?

15:07 Sep 26, 2013

Maputo, Mozambique, 0 Kms

Nao consigo ler ficheiros que terminam .docx

10:30 Jul 16, 2013

Maputo, Mozambique, 0 Kms

PC não arranca

10:54 Apr 16, 2009

Maputo, Mozambique, 0 Kms