Verificado

Alguns Conceitos de Rádio Importantes

12:43 Apr 2 2014 Maputo City, Mozambique

Descrição
Linguagem radiofônica

Os iniciantes no mundo do rádio vão entrar em contato com uma linguagem peculiar. Traduzimos aqui alguns dos jargões mais comuns e explicamos a função de cada recurso.

Assinatura - É composta pelo nome e pelo slogan do programa. É veiculada no começo da programação ou no final de um bloco. Por exemplo, "Jornal Escola, notícias quentes sobre educação".

BG - As iniciais vêm da palavra inglesa background, que significa fundo - no caso do rádio, feito pela música. A regra de utilização do BG é simples. Quando entra a fala do apresentador do programa ou do entrevistado, o volume da música abaixa para não competir com as vozes. Quando o tema do programa é alegre, músicas com ritmo acelerado podem ser colocadas de fundo. Já os mais sérios pedem uma trilha calma.

Créditos - Relação com o nome de todos os que participaram da produção, da locução e da apresentação do programa. São lidos no final da programação.

Lauda - É uma folha de papel A4, onde consta a programação. O texto deve ser claro, sem rasuras e com um bom espaço entre as linhas. É digitada ou datilografada em letras maiúsculas para facilitar a leitura. Todos os participantes (locutor, apresentador, produtor e técnico de som) devem ter uma cópia.

Spot - Pode ser um comercial ou uma mensagem institucional e tem a duração de 15 a 30 segundos. Os spots institucionais têm a função de chamar o ouvinte para a programação da rádio. Os dois tipos têm uma música instrumental de fundo e são sempre gravados.
Dados adicionais

Credibilidade: UP DOWN 0
Deixar um comentário
Nome:
Email:
Comentário:
Código de segurança:
10 + 9 =

Relatórios Adicionais

Como recuperar documentos do Word danificados/corrompidos?

15:07 Sep 26, 2013

Maputo, Mozambique, 0 Kms

Nao consigo ler ficheiros que terminam .docx

10:30 Jul 16, 2013

Maputo, Mozambique, 0 Kms

PC não arranca

10:54 Apr 16, 2009

Maputo, Mozambique, 0 Kms